quinta-feira, 24 de junho de 2010

IMMAC BUSCA SENSIBILIZAR O PREFEITO PARA A PRESERVAÇÃO DA ÁREA VERDE DA LAGOA DA CHÁCARA

Os membros do IMMAC Thomaz Castro, Marcelo França e Lidiane Campos, acompanhados do Vereador Dalton Andrade, estiveram na tarde de ontem (23) no gabinete do prefeito Mário Márcio - Maroca, para continuar reivindicando a proteção e preservação da área verde da Lagoa da Chácara.

Apesar da manutenção do veto a criação do Parque Natural Municipal da Lagoa da Chácara na noite da ultima terça-feira(22) o IMMAC continua a mobilização pela preservação desta área verde, no intuito de impedir sua utilização para fins de especulação imobiliária, e garantir sua destinação a uso público.

Nesta reunião foi solicitado ao prefeito que não conceda anuência a nenhum projeto imobiliário naquela região.  Respeitando a intenção dos envolvidos neste processo de garantir a transparência e a legitimidade das decisões.

O IMMAC tem buscado garantir um amplo debate sobre a utilização desta área verde, sendo pleiteado ao Prefeito que leve a questão ao Conselho de Defesa do Meio Ambiente, ao Sub-comitê da Bacia do Ribeirão Jequitibá,  e garanta a participação da sociedade civil organizada, principalmente das entidades ligadas ao meio ambiente. 

Nesta oportunidade foram apresentadas as razões técnicas que determinam a proteção legal de aproximadamente 2/3 da área, ou seja, a existência de grandes extensões de áreas de preservação permanente. O Engenheiro Florestal Tomaz Castro reafirmou algumas conclusões de estudos ambientais já realizados na área, alertando para o risco de se autorizar qualquer tipo de empreendimento imobiliário no local.

Foi destacada ainda a questão da Lagoa da Chácara, como patrimônio natural, histórico e cultural do município, cabendo ao Conselho do Patrimônio Histórico se manifestar e participar ativamente de qualquer decisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário