quinta-feira, 29 de abril de 2010

Show na Feirinha marca comemorações ao Dia Nacional do Choro

Nos dias 23 e 24 deste mês a Feirinha de Artesanato e Gastronomia de Sete Lagoas recebeu a apresentação do Grupo Xorô, com repertório vasto de clássicos do “chorinho” brasileiro. A data foi comemorada no dia 23 de abril, uma homenagem ao cantor Pixinguinha, nascido nesta data no ano de 1887. Muitos artistas se tornaram adeptos deste ritmo musical que no país tem grande destaque. Para quem não sabe, o “chorinho” surgiu no século XIX , quando chegaram instrumentos musicais refinados no Rio de Janeiro, com a vinda da Família Real portuguesa.

Muitas pesquisas mostram que “chorinho” surgiu na classe média no Brasil, formada, àquela época, por funcionários públicos e pequenos comerciantes. Essas pessoas, a maioria de origem negra, se reuniam em festejos e misturavam ritmos vindos da Europa e os ritmos trazidos da África pelos escravos. Dessa mistura surgiu o estilo musical conhecido hoje como “choro” – ou melhor, “chorinho”.

Feirinha, ótima opção de lazer

Para comemorar o Dia Nacional do Choro, a Prefeitura de Sete Lagoas, através da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Social, promoveu este grande evento com o objetivo de comemorar a boa música brasileira. Com iniciativas como essa a Prefeitura pretende tornar o espaço da Feirinha ainda mais agradável, propício para o bom convívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário