quinta-feira, 15 de abril de 2010

IMMAC – PELA CRIAÇÃO DO PARQUE PÚBLICO DA LAGOA DA CHÁCARA.

O Instituto Municipal de Meio Ambiente e Cultura - IMMAC, é uma associação sem fins lucrativos, pessoa jurídica de direito privado, com sede em Sete Lagoas, Estado de Minas Gerais.
O IMMAC foi constituído a partir da união de pessoas preocupadas, com a preservação de uma das mais belas e importantes áreas verdes do município de Sete Lagoas. Situada na região da Serra de Santa Helena, entre as instalações do futuro shopping e o bairro Jardim Arizona. Constitui uma área onde está localizada a Lagoa da Chácara, uma das lagoas que denomina ao Município Patrimônio Histórico e Cultural, e as nascentes do Córrego do Diogo, importante curso d’água sub-afluente da bacia do Rio das Velhas.
Neste sentido, o IMMAC tem dentre seus objetivos a criação, regulamentação, implantação e manutenção de um parque público nesta área - o "Parque Natural Municipal da Lagoa da Chácara".
Visto que, a situação do meio ambiente no globo nos desafia a preservar os recursos naturais e possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos, vimos à necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável no nosso município, através da construção de alternativas e utilização dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma ética da solidariedade.
Deve-se também reconhecer que vivemos numa sociedade na qual é fundamental partir de uma boa formação e de um sólido conhecimento dos complexos problemas e potencialidades ambientais.
Tem se conscientizado de que o modelo vigente de crescimento afeta nosso planeta muito mais do que o desejado. A destruição da natureza, base da vida, através da contaminação e degradação dos ecossistemas crescem em um ritmo acelerado, motivo pelo qual se torna necessário reduzir o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado em curto prazo para a nossa cidade e o nosso planeta.
Sendo assim, a legislação ambiental deve ser respeitada e cumprida, evitando-se prejuízos presentes e futuros ao que restou da nossa maior arquitetura e que, a duras penas, vem sustentando os seres vivos, onde a humanidade se insere. A preservação ou conservação ambiental, garantidas por lei, não podem sucumbir para a transformação do patrimônio natural em projetos de interesse econômico, desrespeitando a sustentabilidade social, cultural e até mesmo econômica.
Não queremos que nossa cidade seja vítima de catástrofes ambientais, quando a natureza se manifesta e nos faz reféns de nossas próprias ações - desabamentos, desmoronamentos, enchentes, inundações, ondas intensas de calor, falta de água, etc. tudo isso resultante de ações humanas desmedidas como ocupações de encostas, impermeabilização excessiva do solo, destruição de nascentes, mata ciliares, assoreamento de corpos d’água entre outras.
Já basta a tragédia vivenciada em Sete Lagoas, que vitimou um jovem estudante, na enchente que fez transbordar o Córrego Diogo, há poucos anos atrás. Não podemos permitir à impermeabilização do solo em áreas de recarga e em locais destinados a drenagem natural. Precisamos preservar as nascentes do Córrego do Diogo e garantir o acesso público a Lagoa da Chácara.
Nosso objetivo é lutar para que a área citada seja destinada a uso público, com a garantia da sua preservação e o desenvolvimento de um projeto voltado para abrigar ações de educação ambiental e manifestações culturais, criando espaços de contato entre o visitante e a natureza, através de estruturas pensadas para causar um mínimo de impacto ambiental possível.
Enfim, trata-se de um movimento que visa inicialmente buscar apoio para aprovar o Projeto de Lei Complementar que tramita na Câmara Municipal e que cria o Parque Natural Municipal da Lagoa da Chácara e em seguida garantir a implantação e manutenção deste Parque. Ou seja, buscando formas de promover a justa indenização aos proprietários do imóvel e a regulamentação e implantação da Unidade de Conservação.
Sabemos das dificuldades que iremos enfrentar, mas temos certeza que vale a pena tentar.
O movimento já conta com o apoio dos Vereadores Dalton Andrade (PT) e Renato Gomes (PV); da Coordenadoria da Bacia do Rio das Velhas, através do Promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto; Dr. Walter Matrangolo e Dr.Tomaz Correa (Membros do Subcomitê do Ribeirão Jequitibá e Doutores em Educação Ambiental e Engenharia Florestal respectivamente); Ramon Lamar (Biólogo); Davisson Andrade (Cirurgião Dentista); Dra. Alessandra Lisboa (Advogada e Membro do Codema); Marcelo França (Empresário e Ambientalista); Lidiane Campos (Engenheira Agrônoma e Ambiental); Caio Pacheco (Jornalista); Rodrigo Viana (Ambientalista e Presidente do PV); Alessandra Casarim Corrêa (Paisagista e Gestora Ambiental) entre outras pessoas.
Venha conhecer nosso trabalho e participar conosco da luta pela criação e implantação do primeiro Parque Público em Sete Lagoas.
Queremos um espaço de lazer e de contato com a natureza.
Lutamos pela melhoria da qualidade de vida da população e pela Preservação do Meio Ambiente.

Entre em contato conosco: immacsetelagoas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário