terça-feira, 20 de abril de 2010

IMMAC DEFENDE CRIAÇÃO DE PARQUE PÚBLICO


Em sua primeira ação pública, o Instituto Municipal de Meio Ambiente e Cultura de Sete Lagoas (IMMAC) fez a defesa, na Câmara Municipal, da criação do Parque Municipal da Lagoa da Chácara. Davisson Andrade, presidente da entidade, usou a Tribuna do 3º Setor para reafirmar a posição do IMMAC a respeito da aprovação do Parque Municipal da Lagoa da Chácara, a ser situado nas proximidades da APA (Área de Preservação Ambiental) da Serra de Santa Helena. “ A gente sabe que é a única área verde que temos no Centro da cidade, hoje ali nem bairro é mais, faz parte do Centro da cidade”, destacou, ao mesmo tempo que apontou a necessidade de o Poder Público indenizar a família dona do terreno. “A gente não quer que a família tome prejuízo, a gente quer que a família seja indenizada, a gente quer cuidar disso. A gente sabe que o impacto ambiental que isso pode causar”, frisou.
Andrade foi enfático a respeito da utilização do terreno como possível residencial de alto luxo. Para o presidente do IMMAC, o empreendimento imobiliário pode provocar um choque ambiental. “Claro que há essa possibilidade. Qualquer tipo de construção naquele ambiente pode atrapalhar”, avalia o presidente do instituto. A melhor solução, afirma, é o parque municipal. “Volto a dizer: nós temos que pensar que a cidade tem 235 mil habitantes”, disse Andrade, referindo-se à comparação entre a criação do parque e a implantação do residencial particular na área verde.
Ponto de vista - Para Henri Dubois Collet, chefe do Parque Nacional da Serra do Cipó e membro do Instituto Chico Mendes, a primeira impressão que fica é que é há a necessidade de criar o parque para melhorar este cordão ambiental. “Nada melhor do que criar o parque natural municipal para a proteção das águas, nas nascentes, dos pássaros. A gente está ficando com cidades cada vez com menos pássaros, menos animais e nada melhor do que criar o parque natural para que as crianças, as pessoas, os idosos possam contemplar essa natureza”, demonstrou.
Collet também participou da reunião na Câmara Municipal e falou logo após Davisson Andrade. Antes da sessão com os vereadores, o chefe do Parque Nacional da Serra do Cipó conheceu, rapidamente, o terreno da Lagoa da Chácara. “Pelo pouco que visitei no local, a gente observa que há nascentes, que tem pequenas lagoas, que -tem um córrego, que ainda tem um remanescente de mata muito significativo, então é de fundamental importância proteger aquela região, inclusive como manancial de água pura para alimentar as lagoas. Nós temos várias lagoas na cidade. Se acabarmos com as nascentes, nós não vamos ter lagoas mais”, alertou.
Sem data oficial definida, a Câmara Municipal votará o projeto de lei que cria o Parque Municipal da Lagoa da Chácara. A expectativa de membros do IMMAC é que seja ainda em abril, para preservar a última área verde existente na região central de Sete Lagoas.


Instituto Municipal de Meio Ambiente e Cultura de Sete Lagoas – IMMAC
Assessoria de Imprensa
Caio Pacheco
Contato: 9707-2233

Um comentário:

  1. e um absurdo o que estão querendo fazer !!!!!
    sou estudante estudo no Arthur Bernardes e fiquei indignada com esta noticia !!! muita fé e vamos lutar mesmo... sete lagoas esta na luta

    ResponderExcluir