sexta-feira, 11 de junho de 2010

Parque Municipal criado em Betim/MG será custeado com recursos de multa ambiental.






Foi publicada matéria no Jornal Estado de Minas, do 29/05/2010 que relata experiência vivenciada na cidade Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, em relação a implantação de um parque municipal com recursos de penalidades aplicadas a uma empresa, responsável  por danos causados ao meio ambiente.

O Ministério Publico Estadual celebrou Termo de Ajustamento de Conduta com a empresa e destinou os recursos para construção da sede do parque municipal.  Serão construídos dois  prédios que abrigarão além da  sede administrativa o Pelotão da Política Militar Ambiental e um grupo de escoteiros.

Por que em Sete Lagoas este processo não pode acontecer? Em que somos tão diferentes dos outros municípios, que buscam a compatibilização do desenvolvimento com a preservação ambiental?

Nos últimos anos observamos em nossos jornais e demais noticiários uma grande ênfase pela questão do crescimento industrial, são novas indústrias como IVECO, Brenand Cimentos, Ambev; são empresas de pequeno porte se mutiplicam pela cidade e o setor de serviços que cresce... Tudo isso é ótimo, muito bom, mas não de forma isolada, e como pensamento único.

É preciso compatibilizar este crescimento, com condições e infra-estruturas básicas para suportar a demanda que surge a partir deste crescimento. Demandas por sáude, assistencia social, segurança, esporte, lazer...

Pergunta-se: quais as opções de lazer, em área pública e de forma gratuita, oferecidas a população de Sete Lagoas? Onde podemos ir com nossos filhos nos finais de semana, para uma caminhada ar livre, um passeio de bicicleta, ou simplesmente não fazer nada, apenas descansar e ter contato com a natureza? Onde os trabalhadores destas empresas citadas acima podem ir nos momentos de folga, para um momento de lazer e recreação e contato com a natureza?



Queremos poder ir ao Parque Municipal da Lagoa da Chácara. Situado em área central, de fácil acesso a toda a comunidade e com uma estrutura de lazer e espaço para educação ambiental e mostras culturais.

O próprio Ministério Público já sinalizou no sentido de que é possível viabilizar recursos para a implantação do Parque Municipal da Lagoa da Chácara,  profissionais altamente qualificados de nossa cidade,  já se ofereceram para confeccionar um projeto para o parque. O que falta então?

Falta compromisso com as questões ambientais, falta vontade de fazer!!!!

Um comentário:

  1. O que falta? Falta VONTADE POLÍTICA. Enquanto nossos "nobres" representantes eleitos não tiverem o interesse em preservar o meio ambiente de fato, nada acontecerá e ainda continuaremos a mercê dos empreendedores. Vereadores adoram fazer discursos sobre o meio ambiente, mas na hora em que é cobrada uma POSIÇÃO firme deles, TODOS saem de fininho a favor do empreendedor. Quem perde nessa história? A população.... que é ludibriada nas vésperas das eleições e após também.

    Cidadão setelagoano

    ResponderExcluir